Conteúdo alternativo

Faça o download do Flash player

Pilates

Joseph H. Pilates (1880 – 1967), nasceu perto de Dusseldorf na Alemanha e desde a adolescência tornou-se ginasta, esquiador, boxeador e artista de circo. Em 1914, durante a primeira guerra, preso nos campos ingleses, começou a desenvolver seu método com os outros prisioneiros. Também inventou exercícios usando as molas dos colchões, para que os feridos em recuperação, pudessem se exercitar com segurança. Versões modernas desses equipamentos podem ser encontradas hoje nos estudios de Pilates.

No fim da década de 20, Joseph Pilates imigrou para Nova York, trazendo suas visões diferenciadas sobre exercício físico e fitness. Os dançarinos se interessaram pelo seu trabalho, e, assim, Joseph conquistou grande respeito no meio. Aos poucos Joseph foi mostrando que seu método se aplicava tanto para indivíduos comuns, idosos ou com algum tipo de limitação, como poderia desafiar experientes dançarinos e esportistas e até auxiliar na recuperação de eventuais lesões.

Joseph foi um homem à frente do seu tempo, pois se preocupou em desenvolver um método de atividade física completo, que combinasse o desenvolvimento uniforme e gradual do corpo com o bem estar mental, objetivando uma melhora (ou prevenção) global da saúde e a capacidade de realizar com naturalidade as atividades da vida diária.

Pilates

Joseph Pilates juntou os melhores aspectos das disciplinas dos exercícios orientais e ocidentais, e é o equilibrio desses dois mundos que liga tantas pessoas ao seu método e faz com que ele seja o antidoto perfeito da vida moderna. Do Oriente, Pilates trouxe as filosofias de contemplação, relaxamento e a ligação entre corpo e mente. Do Ocidente, trouxe a ênfase no fortalecimento muscular, resistência e intensidade de movimento. Seu método utiliza o corpo inteiro e não apenas uma parte dele. Usando o corpo inteiro, estamos equilibrando o uso de grandes músculos superficiais com profundos e pequenos músculos de resistência, responsáveis por manter a força interior. Essa é uma abordagem inteligente do exercício, uma abordagem que distingue esse método de muitos outros.



24/06/2013

Curta nossa pagina no Facebook! http://www.facebook.com/EspacoMovimentoPilates

24/06/2013

Fizemos uma parceria com o site www.terapiadecaminhos.com.br Entre no site e veja nosso primeiro artigo sobre Pilates e Osteopatia.

10/12/2012

Nossa confraternização de fim de ano foi um sucesso! confira as fotos na nossa pagina do facebook. http://www.facebook.com/MovPilates

Pilates para Gestante

A prática de exercícios físicos durante o período de gestação traz muitos benefícios para a mulher, porém, devido a mudanças fisiológicas, morfológicas e psicológicas, a mulher grávida necessita de um cuidado especial.
Durante a gravidez, a mulher tem o centro de gravidade de seu corpo alterado. Com o crescimento da barriga, seu peso é projetado para frente e aumenta a curvatura da coluna lombar. Portanto, é essencial o trabalho de consciência corporal para que a gestante compreenda as mudanças físicas que ocorrem nesse período, evitando possíveis dores.
O Pilates para as gestantes, além de ser um exercício excelente para manter a força, flexibilidade, equilíbrio e melhora da circulação corporal, ajuda também a diminuir a ansiedade. O trabalho de respiração colabora para o momento do parto, e o dinamismo de seus exercícios, faz com que as alunas sintam-se ativas.
Como todo exercício físico, colabora para a boa forma física tanto no período de gestação, como na recuperação do corpo no período pós-parto.

Benefícios

Fortalece a musculatura abdominal


Correção postural


Desenvolve a consciência corporal


Melhora a coordenação motora


Reabilitação de lesões


Alívio de dores crônicas


Diminui a tensão e a fadiga


Estimula a circulação


Aumenta a capacidade respiratória


Alonga e dá flexibilidade


Define os músculos e modela o corpo


Relaxante no combate ao stress


Previne a osteoporose

Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
    Galeria de Fotos